DESENHO E PROJEÇÃO
- paula maciel
- 26 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2023

O desenho é uma forma de comunicação do ser humano, foi através do desenho e da pintura dos homens primitivos, que conhecemos seus interesses e aspectos de vida. A mente humana e os sentimentos da criança, são apresentados inicialmente através do desenho. Para a psicanálise, o inconsciente é representado por meio de imagens simbólicas, podendo surgir através dos sonhos, fantasias e de desenhos. Na linguagem simbólica do desenho é possível se alcançar níveis primitivos da personalidade, permitindo o acesso ao mundo interno.

Ao desenvolver o desenho na folha em branco o paciente esta oferecendo seu mundo interno, traços, atitudes, características comportamentais, forças e fraquezas de sua personalidade. Para Freud, a projeção é um mecanismo de defesa psicológico em que determinada pessoa, projeta seus próprios pensamentos, motivações, desejos e sentimentos. O que é projetado, em grande parte se encontra recalcado e o conteúdo da projeção pode ser ou não reconhecido pelo sujeito como parte de si próprio.

O Psicólogo realiza uma analise do desenho no qual é possível se compreender melhor a criança e seu universo. Ao desenhar, a criança passa para o papel, o que ela sente pelas pessoas, como enxerga o ambiente ao seu redor, suas experiências, e também um pouco das suas características. Através do desenho da criança é possível identificar como ela se sente a respeito da sua família, amigos, escola, etc. Entre os traços analisados estão, a orientação espacial, as dimensões, a qualidade dos traços, a interpretação das cores, entre outros.

Em uma "possível analise do desenho acima, existem" traços de ansiedade, energia concentrada em si, curiosidade, introversão, etc. A analise é algo minucioso que requer muito estudo e compreensão acerca do que deve ser analisado.
Paula Gomes Maciel Rodrigues
Psicóloga clinica - CRP 11/16804
@psi_paula_maciel





Comentários