NEUROPSICÓLOGO, NEUROPSICOLOGIA E AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
- paula maciel
- 2 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
O neuropsicólogo é um Psicólogo com especialização em neuropsicologia.
A neuropsicologia é a ciência que busca compreender o funcionamento do cérebro, e tem como objetivo, identificar causas neurológicas para determinados transtornos e problemas de aprendizagem. Através da neuropsicologia é possível avaliar e reabilitar as funções neurológicas de um paciente.
A importância da neuropsicologia:
O funcionamento do cérebro tem um impacto direto no ajuste comportamental, cognitivo e psicossocial de crianças, adolescentes, adultos e idosos. O desajuste dessas funções ocasionam prejuízos e dificuldades pessoais e sociais para esses indivíduos. Na prática, a neuropsicologia distingue comportamentos considerados dentro de uma estrutura normal de desenvolvimento daqueles considerados alterações do sistema nervoso central, dado o contexto socioambiental. Procura identificar e explicar os vários déficits ou distúrbios de aprendizagem associados ao comprometimento da função cerebral. Está preocupada em avaliar o curso do desenvolvimento neurológico de subtipos específicos de dificuldades de aprendizagem para melhorar a identificação e intervenção precoce. Investiga os distúrbios psiquiátricos com distúrbios neurológicos graves. Auxilia no desenho de programas de remediação, principalmente quando usados em uma estrutura clínica integrada. Os neuropsicólogos monitoram a recuperação da função após lesão cerebral e neurocirurgia e medem os efeitos de uma possível deterioração da função associada a doenças cerebrais degenerativas. Eles também concentram-se na compreensão dos déficits cognitivos, comportamentais, intelectuais, atencionais, motores, de memória e de personalidade associados à lesão cerebral traumática. A avaliação neuropsicológica de crianças, adolescentes, adultos e idosos têm sido comumente realizadas em casos de problemas psicológicos, neurológicos, psiquiátricos, na investigação de dano cerebral após traumatismo craniano e acidente vascular, na avaliação pré e pós-intervenção cirúrgica em problemas de aprendizagem e comportamento. Pode ser solicitado para fins de diagnóstico ou diagnóstico diferencial por médicos psiquiatra, neurologista, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, pela escola ou pela própria família do paciente. As demandas para avaliação neuropsicológica englobam distúrbios do desenvolvimento, como autismo, dificuldades de aprendizagem, prejuízos da atenção, dificuldades cognitivas nos quadros psiquiátricos, convulsões e lesão cerebral traumática como o TCE, epilepsia, câncer cerebral, acidente vascular e outros.
Como funciona a avaliação?
A avaliação neuropsicológica envolve a análise do pensamento, comportamento e funcionamento socioemocional. Os avaliadores utilizam testes e procedimentos padronizados para isso. Em caso de crianças e adolescentes é necessário conversar com os responsáveis, com os professores e outros médicos “se houver a necessidade”. As avaliações neuropsicológicas geralmente incluem testes que medem o seguinte:
Inteligência (QI);
Solução de problemas;
Planejamento e organização;
Atenção e memória;
Velocidade de processamento;
Linguagem;
Habilidades acadêmicas;
Percepção visual;
Controle sobre os movimentos das mãos;
Depressão e ansiedade;
Agressão e comportamento impulsivo;
Habilidades sociais.







Comentários