AMIZADE TÓXICA
- paula maciel
- 24 de fev. de 2022
- 1 min de leitura

Identifique o que seu amigo te faz sentir:
Insegurança
Solidão
Estresse
Medo
Incapacidade
A relação tem demonstrações e comportamentos de superioridade, criticas repetitivas, egocentrismo, desrespeito e pressão psicológica. Se a resposta for, sim, para mais de um desses comportamentos, é provável que você esteja vivenciando uma relação toxica. Continuar em uma relação que não é saudável é difícil e doloroso, o caminho para sair dessa situação é o autoconhecimento, ele pode ajudar a impor limites na relação que não vai bem. através do autoconhecimento você poderá identificar o te incomoda e o que te faz mal, isso ajudará a entender a amizade e se vale a pena continuar.

Pergunte-se:
Como me sentiria sem essa amizade?
Existe confiança nesse amigo?
A relação me faz bem ou me faz mal?
Com o autoconhecimento você compreenderá a relação, observando o que ocorre nas entrelinhas. competições, ciúmes, opiniões diferentes, vez ou outra é normal, mas quando ocorre repetidas vezes é sinal de amizade toxica. Nesse tipo de relação podem existi interesses a exemplo de ganhos ou descarrego de frustrações emocionais no outro.
Falar de maneira clara o que sente, pode consertar o que ha de errado na amizade, mas os dois lados devem estar dispostos a gerenciar suas emoções e mudar seu comportamento, do contrario quando o outro não esta disposto a mudar, a situação pode piorar, e o melhor a fazer, é sair da relação de forma educada, sem discussões, mas deixando claro que você não quer mais essa amizade.
Lembre-se:
O respeito e a empatia devem estar presentes em toda relação.

Paula Gomes Maciel Rodrigues
Psicóloga clínica - CRP 11/16804
@psi_paula_maciel





Comentários