MEDO DE AGULHA
- paula maciel
- 8 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
AICMOFOBIA E TRIPANOFOBIA

O medo é um estado emocional que se expressa no indivíduo perante uma situação de ameaça inesperada, é inconsciente e pode causar gatilhos de pânico. A fobia é o medo exagerado e irracional de determinada coisa, pessoa, lugar, animal ou objeto. Afeta cerca de 10 em cada 100 pessoas. O medo extremo causa preocupação e comportamento de repulsa, causando ainda efeitos físicos e psicológicos, o não tratamento pode levar a consequências de sofrimento e adoecimento, interferindo negativamente na rotina de um indivíduo.

AICMOFOBIA
É o nome dado a fobia causada por objetos pontiagudos em geral, entre eles, lápis, canetas, facas, alfinetes, tesouras e outros. Pessoas com essa fobia ficam ansiosas quando aproxima-se de qualquer objeto pontiagudo.
TRIPANOFOBIA
É o medo específico de agulhas e procedimentos médicos que envolvem agulha, a causa mais comum tem relação com experiências negativas vivenciadas no passado.
SINAIS DE TRIPANOFOBIA:
Desmaios
Tonturas
Ansiedade
Taquicardia
Sensibilidade a dor
Boca seca
Sudorese
Vale lembrar que:
O diagnostico só pode ser feito por um especialista e o tratamento varia de pessoa para pessoa, podendo ser tratado com terapia ou uso de medicamentos.
Paula Gomes Maciel Rodrigues
Psicóloga clínica - CRP 11/16804
@psi_paula_maciel





Comentários