SAÚDE, BEM-ESTAR E QUALIDADE DE VIDA
- paula maciel
- 31 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jul. de 2022

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde é "um estado de bem-estar físico, mental e social". Ainda de acordo com a OMS, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Bem-estar físico - abrange o bom funcionamento do corpo, são exemplos e indícios desse bem-estar: não sentir dores, estar nutrido, ter uma boa qualidade de sono, conseguir se manter ativo, entre outros. Pratica de exercícios físicos é uma das principais formas de cuidar do corpo, esse habito aumenta a sensação de bem-estar, garante maior energia e melhora o sono, resultando em benefícios também para a saúde mental. Sabemos que a importância do cuidado com o corpo é reconhecida socialmente, mas segundo a OMS 47% das pessoas em idade adulta no Brasil não fazem atividades físicas suficientes, sendo que entre as mulheres esse número é ainda maior (53,3%). Isso comprova que a ociosidade esta presente em nossa sociedade e que isso, torna-se um risco para a saúde e está relacionada com o desenvolvimento de doenças, como diabetes, obesidade e problemas cardíacos.Ao contrário do bem-estar físico, os assuntos relacionados aos aspectos mentais são negligenciados socialmente.
Bem-estar mental - envolve saber manejar as diferentes situações estressoras da vida, saber como lidar com as emoções, agir de modo consciente e reconhecer seus limites e potencialidades. Assuntos relacionados a aspectos mentais, ainda são negligenciados socialmente. Estudo sobre a saúde mental divulgado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostrou que o Brasil apresenta as maiores taxas de incapacidade causada por depressão (9,3%) e ansiedade (7,5%) do continente americano. O estudo alerta também que a depressão é um transtorno mental frequente e estima que mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo sofram com esse transtorno. Ressalta que as mulheres são mais afetadas que homens e que, nos casos mais graves, pode levar ao suicídio.
Bem-estar social - o ser humano é um ser social e é importante para o seu desenvolvimento contar com uma rede de apoio, já a falta de relações sociais é considera como um risco para o bem-estar e para a vida das pessoas. O bem-estar social é a capacidade de interagir com outras pessoas como familiares, amigos, colegas de trabalho e comunidade em geral. Além das relações, o contexto social e cultural no qual o indivíduo está inserido afeta sua saúde e bem-estar. Por exemplo, viver em um local com poucas possibilidades de trabalho e com baixo suporte social traz prejuízos para o bem-estar.
Dicas para uma melhor qualidade de vida:
Reserve um tempo para o lazer e para o autocuidado;
Faça exercícios físicos;
Tenha uma alimentação saudável;
Descanse e procure dormir bem.
Invista no autoconhecimento;
Reconheça suas emoções;
Busque o apoio de familiares, amigos e colegas.
Perceba seus sentimentos;
Identifique suas necessidades;
Quando precisar peça ajuda.
Paula Gomes Maciel Rodrigues
Psicóloga clínica – CRP 11/16804
@psi_paula_maciel





Comentários